Notícias



Foto: Katarine Almeida
Tunnel Boring Machine (TBM)

O inédito sistema de escavação de túneis utilizado na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, desenvolvidos por engenheiros brasileiros, está entre os finalistas do ITA Tunnelling Awards 2016, maior prêmio do setor de túneis do mundo, na categoria Inovação Técnica do Ano (Technical Innovation of the Year). A Linha 4 é a maior obra de mobilidade do Rio de Janeiro. Os engenheiros da Construtora Norberto Odebrecht, que inscreveram o projeto no Prêmio, serão os brasileiros que irão disputar, nesta categoria, com profissionais de Singapura, Finlândia, Noruega e Grã-Bretanha.  Os vencedores serão anunciados durante cerimônia em Singapura, no dia 11 de novembro. No dia 12/09 o projeto foi apresentado em um congresso técnico em Buenos Aires, na Argentina. O sistema de escavação foi criado para garantir que a obra fosse desenvolvida com segurança, sem afetar os bairros densamente povoados de Ipanema e Leblon, na Zona Sul.  Por este sistema foi possível construir os 5,2 quilômetros de túnel da Linha 4 do Metrô em subsolo composto por um misto de areia e rocha. Os novos métodos desenvolvidos por engenheiros brasileiros resultaram em uma obra sem desapropriações e com redução dos impactos na superfície.

  • Implementação do BIM - Workshop do Sinduscon-Rio
  • DER e Nova Iguaçu - Editais suspensos
  • Qualificação Profissional



Facebook



 
00:00:03 Alterar a senha | , sair Valid XHTML 1.0 Transitional