Notícias



A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na qual a AEERJ é filiada, e o Tribunal de Contas da União (TCU) retomaram o Diálogo TCU/CBIC, reabrindo o ciclo de debates realizados entre 2013 e 2014. Durante o diálogo técnico foram debatidos os gargalos que envolvem a execução de obras públicas de infraestrutura do País. Os conceitos discutidos foram  sobrepreço e superfaturamento; aditivos contratuais, compensações entre acréscimos e supressões em obras públicas e efeitos e custos de paralisação de obras financiadas com recursos federais. O que mostrou aos presentes a importância no conhecimento em detalhes sobre o cotidiano do trabalho do TCU. Foi apresentado ao TCU a realidade do dia a de contratos, de participação em licitações e dos canteiros de obras. O ciclo de debates com o TCU/CBIC também acontecerá longo de 2019, anunciou o presidente .

O evento teve momentos tensos, tais como, quando empresários quetionaram que as fiscalizações da maneira que estavam sendo feitas, acabariam por direcionar os auditores a "contar pregos". Já os auditores lembraram que houve prática rotineira de usar aditivos contratuais para fazer desvios de recursos públicos, o que foi fartamente documentado em inquéritos da operação Lava Jato. Contudo, o presidente da AEERJ, Luiz Fernando Santos Reis, em sua apresentação, ressaltou: "Para nós, o país mudou".

O encontro contou com a participação de Nicola Espinheira da Costa Khoury, coordenador geral da Comissão de Infraestrutura do TCU (Coinfra); Evaristo Augusto Pinheiro, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon); Luiz Fernando Ururahy de Souza, da Secretaria de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil; Luiz Fernando Santos Reis, presidente da Associação de Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj); Bruno Martinello Lima, dirigente da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana; José Eugênio Gizzi, vice-presidente da CBIC, e Fernando Vernalha, consultor da CBIC. Apresentações realizadas durante o evento estão disponíveis no site da COP/CBIC e podem ser acessadas, clicando aqui. Foram discutidos assuntos extremamente delicados, de forma transparente, via Facebook @CBICBrasil.

  • Boletim Emop - Índices de custo 08/18
  • Seis novos editais - Prediais, viárias e saneamento



Facebook



 
00:00:02 Alterar a senha | , sair Valid XHTML 1.0 Transitional